Warning: include_once(/home/apcefrs/public_html/web/../var/bootstrap.php.cache): failed to open stream: No such file or directory in /home/apcefrs/public_html/web/app.php on line 11

Warning: include_once(): Failed opening '/home/apcefrs/public_html/web/../var/bootstrap.php.cache' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/apcefrs/public_html/web/app.php on line 11
Apcef/RS

ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

19/08/2022

Audiência pública na Câmara dos Deputados debate denúncias de assédio sexual na Caixa

Não ao assédio

A partir das denúncias de assédio sexual  envolvendo o ex-presidente da Caixa, Pedro Guimarães, denunciado por empregadas do banco, a Câmara dos Deputados debateu o tema em uma audiência pública na quinta-feira (18).

O presidente da APCEF/RS, Marcos Todt, participou da atividade. Na manhã da quinta-feira, antes da audência, Todt propôs uma moção de solidariedade, aprovada pelo Conselho Deliberativo Nacional da Fenae, às colegas que corajosamente formalizaram as denúncias.

A deputada Erika Kokay (PT/DF), proponente da audiência, criticou a morosidade da punição dos executivos do banco. “Não houve, de fato, uma responsabilização das pessoas que cometeram os atos dentro da instituição. As denúncias não são apenas contra Pedro Guimarães, mas outros dirigentes do banco. Há, ainda, uma rede de proteção e apoio a quem pratica [o assédio]”, disse. Neste mês, ela apresentou um Requerimento (101/2022) para a formação de uma subcomissão especial para acompanhar a apuração das denúncias.

De acordo um levantamento do jornal Poder 360, as estatísticas dos casos de assédio cresceram radicalmente na gestão de Pedro Guimarães. Se em 2015 não houve nenhuma denúncia de assédio sexual recebida pela ouvidoria da Caixa, em 2022 foram 77.

Outro tipo de abuso a trabalhadoras e trabalhadores também subiu bruscamente ao longo dos últimos anos: foram 69 casos reportados de assédio moral em 2015, contra 341 em 2019. “É uma escalada de terror no governo Bolsonaro. O assédio permeia todos as instituições do governo federal”, comentou a ex-presidenta da Caixa, Maria Fernanda Coelho, que citou o levantamento.

*Com informações da Fenae

Últimas Notícias


Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul
Gestão CONSTRUINDO O BEM COMUM - 2021/2024
Avenida Coronel Marcos, 851, Ipanema, Porto Alegre / RS | CEP 91760-000
Telefone: (51) 3268-1611 | Fax: (51) 3268-2700